» 100 – História

Nós Somos Grandes

Código: 131

Autor: Jefferson Fernando Grande

Editora: Rodycz & Ordakowski, Porto Alegre, 2017, 368 pág.

Neste livro, o autor narra a história da família Grande(Grandysz, Grendysz, Grędysz) desde as origens na Europa até a sua instalação e desenvolvimento no Brasil, destacando fatos ocorridos na Galícia Oriental, na localidade de Ciemierzyńce, Município de Przemyślany, atual Ucrânia, e nos municípios brasileiros de Itaiópolis e de Rio dos Cedros, Santa Catarina.

O autor exibe os registros genealógicos dos ancestrais familiares desde os anos 1700 e rememora o percurso que os irmãos João (Jan) e Francisco (Franciszek) Grande e suas famílias realizaram desde a partida em agosto de 1895 rumo ao Brasil, concretizando uma aventura carregada de esperança em uma vida com melhores condições, longe da fome, do frio e da falta de perspectiva que assolava aquela região. Também mostra a história das famílias na Colônia Lucena, atual município de Itaiópolis, onde chegaram em setembro de 1895, local em que ainda vivem alguns descendentes dos pioneiros. Por fim, relata a história do jovem Alberto Grande, filho do imigrante João Grande, bisavô do autor, que se mudou para Rio dos Cedros no início dos anos 1900. Foi aí que Alberto casou, teve filhos e onde o núcleo desse ramo da família se desenvolveu, tornando-se importante na cidade, especialmente na região de Alto Palmeiras.

O autor também rememora a história da imigração polonesa para o Brasil, embasando-se em historiadores consagrados como Ruy Wachowicz, em pesquisadores locais e em relatos clássicos como o de Klobukowski, mas também se embasa em fontes documentais primárias, acessadas em arquivos públicos e paroquiais, levantando e confirmando, metodicamente, informações acerca da epopeia emigratória da etnia. Merece especial destaque o levantamento e a análise dos passageiros do navio Alacrità com a identificação do destino que tiveram no Brasil, incluindo cerca de 100 famílias que foram para a Colônia Lucena e outras 50 que foram para Mallet.

Nisso consiste o valor maior deste livro e o mérito do autor: não estar apenas reproduzindo opiniões de terceiros e fatos já relatados, mas trazendo novas e importantes revelações e análises sobre o tema. 

Preço:
R$ 30,00*
Comprar



* Mais as despesas de Correio

Rodycz & Ordakowski Editores: livros de cultura e história da imigração polonesa
Rua Gen. Lima e Silva, 1066 - conj. 204
CEP 90150.002 - Cidade Baixa - Porto Alegre-RS

Fone: 51 3013-1919
E-mail: ro@roeditores.com.br
msmidia.com