» 100 – História

Os poloneses no Brasil

Código: 101

Autor: Kazimierz Gluchowski

Editora: Rodycz & Ordakowski Editores, Porto Alegre, 2005, 328 pág.

Essa obra é o maior clássico referente à historiografia da imigração polonesa no Brasil – na opinião de Ruy Wachowicz. 

Os poloneses no Brasil foi escrito por Kazimierz Gluchowski, o primeiro Cônsul polonês no Sul do Brasil após a Independência da Polônia. Foi publicado em 1927, em Varsóvia, em língua polonesa. Daí o valor desta reedição: o original, além de escasso, não era acessível àqueles que não dominam o idioma Polonês. Esta reedição, em Português, permitirá que os descendentes, historiadores e interessados brasileiros possam lê-lo e conhecer melhor a História da imigração polonesa para o Brasil.

Nele o leitor encontrará, além de uma resenha da história da imigração, aprofundadas análises sobre as colônias polonesas nos primeiros cinqüenta anos de existência. O autor coletou dados e elaborou estatísticas sobre as atividades produtivas, culturais e religiosas desenvolvidas pelos poloneses e seus descendentes nos três Estados do Sul: os imigrantes e a sua localização; as igrejas e o papel dos religiosos; as sociedades; as escolas e os professores; os intelectuais e o seu papel; a agricultura, a indústria, o comércio; os jornais e periódicos, etc.

É um livro fundamental para quem deseja conhecer a história da imigração polonesa para o Paraná, Santa Catarina e Rio Grande do Sul.

Preço:
R$ 60,00*
Comprar



* Mais as despesas de Correio

Rodycz & Ordakowski Editores: livros de cultura e história da imigração polonesa
Rua Gen. Lima e Silva, 1066 - conj. 204
CEP 90150.002 - Cidade Baixa - Porto Alegre-RS

Fone: 51 3224-7069
E-mail: ro@roeditores.com.br
msmidia.com