A empresa

Perfil legal

Editora Rodycz & Ordakowski Ltda. tem sede na Rua Gen. Lima e Silva, n. 1066, conjunto nº 204, CEP 90150.002, Porto Alegre-RS.

São seus sócios fundadores Wilson Rodycz e Sidnei Ordakowski, ambos brasileiros descendentes de imigrantes poloneses, residentes em Porto Alegre, ativistas da cultura polonesa no Brasil.

Conforme seus estatutos sociais, a Empresa tem por objetivos a edição de livros, jornais e revistas, o assessoramento em assuntos literários, a representação e a intermediação de livros, jornais e revistas, por meio físico ou eletrônico.

Propósitos e perspectivas

RO Editores tem como missão a edição de livros versando sobre a história da imigração. Isso compreende a edição de quaisquer tipos de livros: de história, de literatura, didáticos, etc. Embora priorize a imigração polonesa, a Editora também se propõe a promover a cultura das outras vertentes imigratórias que ajudaram a formar a nação brasileira: ucraniana, italiana, germânica, africana, etc. Como assinalado, o objetivo é colaborar para o registro e a divulgação da cultura, das tradições e das trajetórias de todos os povos que formam esse mosaico étnico que é o Brasil.

O primeiro livro editado é OS POLONESES NO BRASIL - Subsídios para o problema da colonização polonesa no Brasil, de Kazimierz Gluchowski, tradução de Mariano Kawka, com o qual os editores pretendem oferecer aos pesquisadores da imigração polonesa essa obra tão importante quanto rara.

Com efeito, Gluchowski foi o primeiro Cônsul da República da Polônia no Sul do Brasil, nos anos 1920, e escreveu, como resultado de suas andanças e pesquisas, um relato minucioso e fartamente documentado acerca da situação das colônias implantadas pelos imigrantes poloneses no Sul do Brasil até aquele momento. Seu livro foi publicado unicamente em Polonês, em 1927, em Varsóvia, de difícil acesso, por isso, para o público brasileiro. Daí o valor desta reedição em Português: permitir que os descendentes, historiadores e interessados possam lê-lo e conhecer melhor essa História.

Além de livros editados pela própria Editora, a Empresa se propõe a revender livros de outras editoras e a comercializar a produção cultural afim, como música, artesanato, etc., contribuindo para a maior distribuição desse material.

Os sócios da Editora acreditam estar preenchendo um espaço cultural e comercial existente, recebendo com satisfação toda e qualquer manifestação, seja para aplaudir, seja para criticar, dos amigos e interessados nessas questões, bem como daqueles que tenham acessado esta página apenas eventualmente.

Rodycz & Ordakowski Editores 

Rodycz & Ordakowski Editores: livros de cultura e história da imigração polonesa
Rua Gen. Lima e Silva, 1066 - conj. 204
CEP 90150.002 - Cidade Baixa - Porto Alegre-RS

Fone: 51 3224-7069
E-mail: ro@roeditores.com.br
msmidia.com